Cladograma, Origem e compreensão.

Cladograma

História e criação

Cladograma é um esquema que representa as relações filogenéticas entre os seres vivos. A filogenética estuda quem é o parente mais próximo de determinada espécie dentro da historia evolutiva. O cladrograma foi criado para deixar as explicações mais simples e didáticas.
Um cladograma simples possui ramos e nós, cada ramo (traço) representa uma linhagem evolutiva, e as intersecções ente esses ramos ou nós, representam o momento em que as linhagens se dividiram resultando em táxons (unidades taxonômicas, podem ser famílias, reinos, gêneros, espécies, depende da escala e nível que está utilizando) diferentes. Os pontos de intersecção podem ser interpretados como o ancestral comum entre as espécies, ou seja, a espécie de onde todos os ramos subsequentes originaram-se.
A primeira pessoa a tentar esboçar um cladograma foi Darwin o pai da evolução, ele acreditava que as espécies tinham algo em comum, que não seguiam uma tendência linear, e criou a famosa árvore de Darwin.

Leitura de um cladograma


   Interpretar um cladograma não é algo totalmente fácil , é necessário se atentar aos ramos e nós. Levando em conta estas observações, podemos agrupar os táxons em classificações bem gerais os grupos monofiléticos, parafiléticos e polifiléticos.
   Os grupos monofiléticos, são agrupamentos que levam em consideração uma espécie ancestral e todos os descendentes originários da mesma.
Seria como, na figura acima se pegássemos o ancestral U, os chimpanzés e os humanos.
   Os grupos parafiléticos incluem um ancestral comum e alguns, mas não todos os seus descendentes, voltando à figura teríamos como exemplo um grupo formado pela espécie ancestral V, gorilas e chimpanzés, excluindo os humanos que também dela descendem.
   Já os grupos polifiléticos são formados entre espécies onde o ancestral em comum mais recente não é incluído, novamente usando o exemplo dos primatas seria como se formássemos um grupo com os humanos e os gibões, desconsiderando o ancestral X (o mais próximo entre as duas espécies) e as outras espécies dele originadas.
   Por fim temos também o grupo irmão que é o grupo formado pelos agrupamentos taxonomicos que incluem os parentes mais próximos em uma árvore filogenética. Ex: homem e chimpanzé
Exemplo de cladograma:

Comentários

Confere aí!

Platelmintos

Arqueobactérias

Cnidários