Atrópodes

Artrópodes

Os artrópodes são um filo de animais invertebrados que possuem vários pares de apêndices articulados e um rígido exoesqueleto. Compõem o maior filo existente representados por animais como as centopeias, os gafanhotos os caranguejos, etc.
Com cerca de um milhão de especies descritas, estima se que os representantes equivalem a 84% de todas as especies de animais conhecidas.  Alguns da classe dos insetos são os únicos invertebrados a possuir a capacidade de voar , também pode se encontrar artrópodes que são parasitas ou que apresentam características simbióticas. Representam grande ligação com o homem tanto na questão econômica, utilizados como alimento ou também por causarem prejuízos na saúde e na agricultura. 
 Teorias sustentam que a origem deste filo foram os anelídeos. Os artrópodes podem ocupar basicamente todos os ambientes existentes, tanto no aquático (água doce e salgada )como no terrestre, suportando temperatura extremas


Anatomia

Na anatomia os artrópodes possuem cabeça, tórax e abdômen, possuem também apêndices articulados, que são especializados para a alimentação, percepção sensorial, locomoção e defesa, possuem também corpo segmentado e exoesqueleto de quitina.O primeiro segmento e chamado ácron onde normalmente fica os olhos.
Para os artrópodes poderem crescer devem abandonar do seu exoesqueleto para formar um novo em cada fase de sua vida num processo chamado ecdise.
Os artrópodes normalmente são dióicos, com fecundação interna usando de apêndices modificados para a reprodução

Comentários

Confere aí!

Platelmintos

Arqueobactérias

Cnidários