Embriologia dos Metazoa

Embriologia

Fecundação

 Naturalmente, para haver embrião, há de haver fecundação anteriormente. visto isso, vejamos como se dá a fecundação.
 A fecundação se dá pela Reprodução Sexuada, onde os gametas (célula reprodutiva de natureza meiótica) masculino e feminino se encontram e se fundem, formando assim uma nova célula já de 2n de carga genética, sendo essa já de genética diferente dos Progenitores. quando ocorrida a fecundação, a célula nova passa a ter um novo nome: Zigoto, que divide-se diversas vezes em um processo mitótico gerando novas células iguais a ele, passando por algumas fases, dentre elas, as principais: Mórula, Blástula e Gástrula.
  Estas formas, respectivamente, se dão da seguinte forma: ao se perceber o primeiro aglomerado de células, já se pode classificar como mórula. quando esse aglomerado toma forma mais arredondada e oca, caracterizando a Blástula. A partir deste passo, inicia-se um processo de invaginação, onde uma "extremidade" da Blástula quase se junta com a sua extremidade oposta, formando assim a Gástrula, sendo esse (Gástrula) Triblástico - três camadas.

Blástula

Logo após a Mórula, que é um aglomerado primitivo de células pós zigoto, desenvolve-se a Blástula.
   Esta, a Blástula, é caracterizada pela presença de uma blastocele circundada de blastômeros. Blastocele é a cavidade interna da blástula que é repleta de fluídos proteicos, repleta de blastocistos, que são as células da blastocele, logicamente.

Gástrula

 A Gástrula, por consequência, é a evolução da Blástula. esta é gerada pela aproximação das extremidades da blástula, uma invaginação.
Esta invaginação desenvolve outras partes que são características da nova fase evolutiva, sendo essas o Celoma e o Arquêntero. o celoma é uma cavidade de onde fica apenas algumas células e na grande parte um líquido rico em proteína. o Arquêntero, por sua vez, é uma cavidade também, conhecida como um intestino primitivo de onde o alimento entra e sai por uma cavidade em contato com o externo: o Blastóporo.

Comentários

Confere aí!

Platelmintos

Arqueobactérias

Cnidários