Equinodermos

Equinodermos

Características gerais
 
    Os Equinodermos são animais exclusivamente marinhos e invertebrados, organizados sempre em partes simétricas, geralmente cinco.
    São Triblásticos, deuterostômios e celomados. Durante sua fase larval apresentam simetria bilateral e durante sua vida adulta, simetria radial. contêm espécies sésseis e de vida livre.
    Uma característica geral dos equinodermos é o esqueleto de calcário que, geralmente, abriga o sistema digestivo, o reprodutor e o nervoso. Coberto por uma fina camada de epiderme.
 
Reprodução

   Reprodução geralmente dióica (ao menos, na maioria das espécies) e sexuada, que começa com a fecundação, que ocorre, externamente, através dos orifícios das placas genitais, de onde os gametas saem para a água. pós este ocorrido, os zigotos formados geram larvas, que nadam durante algum tempo, fixando-se a um substrato e, por meio de metamorfose, originam os adultos. Por isso, o desenvolvimento é indireto.

Sistema circulatório e excretor

    Ambos juntos, pois funcionam juntamente:O sistema circulatório ocorre através do sistema aquífero ou ambulacrário.Ele realiza a circulação de água dentro do corpo, permitindo o transporte de substâncias e a locomoção.

    Ao mesmo tempo, também permite a excreção, pois carrega as substâncias que precisam ser eliminadas do corpo.


Sistema respiratório

    A respiração dos equinodermos ocorre através das brânquias que ficam próximas à boca. O sistema ambulacrário também contribui com a respiração, através de difusão.

Sistema digestório

    Os equinodermos apresentam sistema digestório completo com boca, esôfago, intestino e ânus. O estômago é encontrado apenas em equinodermos carnívoros.
    A maioria das espécies alimentam-se de algas marinhas. Para isso, contam com a lanterna de Aristóteles, que consiste em um aparelho bucal que raspa o alimento.
    As espécies carnívoras, como a estrela-do-mar, alimentam-se de pequenos animais. Nesse caso, a digestão ocorre fora do corpo.
    A estrela-do-mar projeta o seu estômago e enzimas digestivas sobre o alimento, que começa a ser digerido. Somente depois, ele é conduzido para o interior do seu corpo, de modo a finalizar a digestão.

Comentários

Confere aí!

Platelmintos

Arqueobactérias

Cnidários